domingo, 28 de Abril de 2024  18:21
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-08-2004

Donativo de emigrantes ajuda instituição


APPACDM-Avelãs de Caminho/Anadia

Oito mil dólares é o somatório dos donativos angariados junto da comunidade portuguesa, radicada nos EUA, a favor da APPACDM de Anadia. Uma verba que será integralmente encaminhada para as obras de restauro do edifício sede da associação que acusa já o peso da idade – 11 anos.

Festa-convívio

À semelhança dos anos anteriores (este é já o quinto donativo), um grupo de bairradinos, radicados em Newark, voltou a surpreender a direcção da APPACDM com um significativo apoio monetário, que não será mais do que o resultado palpável de uma festa-convívio, realizada em Yonkers (New York), a favor desta instituição anadiense, a qual contou com a presença de mais de uma centena de portugueses radicados naquele país.
Tal como nas anteriores edições, coube a Benedito Sampaio (ex-presidente do NPL – Newark Portuguese Lions (NPL) entregar a Acácio Lucas, presidente desta APPACDM, no passado dia 3 (terça-feira) o cheque do donativo (sete mil dólares) a que se juntou ainda um outro donativo de mil dólares, feito pelo casal Vasco e Mariana Castanheira, em memória do seu filho Jeffrey, de apenas 27 anos de idade, falecido, em Setembro de 2003, nos EUA e de Sara Sousa Castanheira, falecida, já este ano, em Ferreiros-Anadia.

MÃO BENEMÉRITA

Mais uma vez, a angariação desta verba teve a "mão" benemérita do bairradino, Benedito Sampaio, ex-presidente do Lions de Newark, que, depois de visitar a APPACDM, há cerca de quatro anos, ficou sensibilizado para a causa defendida por esta instituição.
A amizade e o carinho para com a APPACDM acabaram por se consolidar ao longo do tempo pelo que agora é quase uma tradição dar "uma prenda" a esta instituição de solidariedade social, quando regressa de férias à sua terra natal.
Natural do lugar da Pena (Cantanhede), Benedito Sampaio está radicado nos EUA, vai para duas décadas, mas em momento algum esqueceu as suas raízes bairradinas e humildes.
Tal como da primeira vez confessa-se sempre comovido e emocionado com o trabalho realizado por esta instituição ao longo dos anos, daí continuar a lutar com todas as suas forças para que na APPACDM as carências vão sendo ultrapassadas por gestos solidários e fraternos como aqueles que preside.

“NÃO FOI SURPRESA”

Aproveitando umas curtas e merecidas férias, Benedito Sampaio fez-se acompanhar por diversos emigrantes, radicados naquela zona dos EUA, nomeadamente Mário Costa e Vasco Castanheira, ambos naturais de Ferreiros, entre outros.
Presente também neste momento festivo para a APPACDM, o autarca Litério Marques avançaria a JB que o donativo entregue “não foi surpresa”, pois, como nos avançou, “já estamos habituados a que os nossos emigrantes tenham estas atitudes”, ou seja, “sempre têm sido muito carinhosos e amigos desta associação tão especial”.
Um sinal, como diria ainda, “de que vêem com bons olhos o trabalho aqui desenvolvido por esta equipa de especialistas na área da deficiência mental”, avançando ainda que “também a Câmara Municipal, ciente das dificuldades e necessidades desta instituição irá dar uma pequena ajuda, nomeadamente no plano dos arranjos exteriores, junto ao edifício da cerâmica”.
Emocionado, Acácio Lucas, agradeceu o gesto de carinho, destacando apenas que “graças a gestos solidários como este, vamos tendo coragem e força para continuar a nossa obra e apoiar todos aqueles que mais necessitam de nós”.

catarina cerca


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®